No que diz respeito aos caminhos que os produtos fazem desde o fabricante até chegar ao consumidor, destacamos as questões de distribuição no composto de marketing. Fundamentalmente, precisamos observar duas áreas de decisões:
- Distribuição física: Inclui decisões relacionadas a transportes, armazenagem e outros aspectos da parte logística que envolve o produto;
- Canal de distribuição: Diz respeito a todas as decisões referentes aos caminhos que os produtos farão até chegar ao consumidor.
O varejo é parte fundamental do canal de distribuição, já que, para a maioria dos fabricantes, é muito difícil atender, de forma direta, todos os consumidores dos seus produtos. Hoje em dia, o varejista é o principal responsável pelo atendimento aos consumidores, satisfazendo suas necessidades em termos de produtos e serviços. Ao contrário do que acontece no atacado, a venda no varejo se dá em pequenas quantidades.
Assim, concluímos que, não importando como ou onde os produtos e serviços são vendidos, o varejo é responsável pela última negociação em um canal de distribuição que liga os fabricantes aos consumidores.
O QUE É VAREJO?
Varejo é o processo de compra de produtos em quantidades relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final. Varejo é o processo de compra de produtos em quantidades relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final. O varejo é uma unidade de negócio que adquire mercadorias de fabricantes, atacadistas e distribuidores e as comercializa diretamente junto aos consumidores finais e eventualmente a outros consumidores.
Todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais podem ser definidas como varejo. O que podemos entender claramente é que, nas definições citadas, existe algo em comum: o varejo trata da comercialização aos consumidores finais, seja vendendo por meio de lojas (lojista) ou mesmo vendendo diretamente aos consumidores (não-lojista).
Outra questão importante a destacar é que o varejo não trata apenas da venda de produtos, mas também a de serviços. Veja alguns exemplos: aluguel de um DVD, os serviços de uma manicure, a estadia em um hotel, os serviços oferecidos por uma academia de ginástica etc.
DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO
Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final. Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor; O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma serie de variáveis e decisões de trade-off a serem tomadas pelo profissional de logística.
O marketing vê a Distribuição é um dos processos mais críticos, pois problemas como o atraso na entrega são refletidos diretamente no cliente. A partir do momento que o produto é vendido a Distribuição se torna uma atividade de Front-Office e ela é capaz de trazer benefícios e problemas resultantes de sua atuação.
Uma organização pode ser divida em três processos principais Suprimentos, produção e distribuição. Onde termina o processo de distribuição de uma empresa, inicia o processo de suprimentos da empresa seguinte.
Como regra geral as empresas mais fortes da cadeia de distribuição são quem definem quem será o responsável pela entrega do material/produto. O ponto mais forte da cadeia não necessariamente é aquele que têm mais “dinheiro”, mas sim aquele que tem a necessidade de compra é menor do que a necessidade de venda do elo anterior da cadeia, então podemos concluir que este poder de decisão pode ser transferida rapidamente entre os elos, pois a globalização nos permite comprar um produto na china com frete FOB e ainda pagar mais barato do que uma compra em nossa região.
As empresas estão cada vez mais terceirizando suas atividades relacionadas a distribuição e focando suas atividades no core bussiness da empresa. A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo. Os custos de distribuição estão diretamente associados ao peso, volume, preço, lead time do cliente, importância na Cadeia de suprimentos, fragilidade, tipo e estado físico do material e estes aspectos influenciam ainda na escolha do modal de transporte, dos equipamentos de movimentação, da qualificação e quantidade pessoal envolvido na operação, pontos de apoio, seguro, entre outros.
A palavra distribuição esta associada também a entrega de cargas fracionadas, neste tipo de entrega o produto/material é entrega em mais de um destinatário, aproveitando a viagem e os custos envolvidos. As entrega neste caso devem ser muito bem planejadas, pois a entrega unitizada tem um menor custo total e menor lead time, as entregas fracionadas devem ser utilizadas somente quando não for possível a entrega direta com o veículo completamente ocupado.
1 - Processos da Distribuição
A distribuição é divida em outros sub-processos tais como:
l Movimentação da linha de produção;
l Expedição;
l Gestão de estoques;
l Gestão de Transportes;
l Logística Reversa (reciclagem e devolução).
2 - Canais de Distribuição
Os canais de distribuição são os meios pelos quais o produto percorre até chegar ao seu destino final; os canais de distribuição são basicamente compostos de Centros de Distribuições, Varejistas, Distribuidores, entre outros pontos utilizados como apoio para diluir o custo total da distribuição. Somente com o cálculo do custo total da distribuição pode se definir a melhor estrutura de distribuição; devem ser considerados os estoques em trânsito e os estoques intermediários dentro da cadeia.
3 - Canais
Existe um grande número de canais disponíveis entre eles:
l Venda direta ao cliente, via e-mail, telefone ou internet;
l Representantes, que tipicamente vendem diretamente em nome dos fabricantes;
l Distribuidoras, que geralmente vendem aos atacadistas;
l Varejista, geralmente chamados de comerciantes, que vendem aos consumidores finais;
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