O atendimento das necessidades de seus usuários - mais do que uma vaga promessa - é um compromisso fundamental da logística, explícito na sua missão de abastecer e no principio de confiança mútua que deve existir entre fornecedores e clientes.
Dando continuidade ao artigo “itens de reposição para serviços essenciais”, publicado na LOG&MAM número ???, nesta oportunidade vamos abordar o SLM (Service Level Management ou gerenciamento do nível de serviço) e alguns aspectos relacionados com a administração de materiais como um serviço prestado pela logística.
Quando ocorrem faltas de material (stock-out) recorrentes as queixas não demoram, pois são diversas as conseqüências das falhas de administração do atendimento:
- Insatisfação: Percepção psicológica de uma necessidade mal atendida. Este desagrado permanece registrado no subconsciente do cliente, influenciando suas futuras decisões sobre contratos e aquisições.
- Incômodos nos pontos de consumo, gerados pela indisponibilidade ou atrasos nas entregas, perda de produtividade, necessidade de reprogramações das atividades, esperas, retornos, etc;
- Rebaixamento: Alguns clientes melhor estruturados acompanham sistematicamente o nível do serviço prestado, categorizando os fornecedores de forma a lhes conceder privilégios, que podem ser retirados devido a um atendimento comprometido.
- Perda de receita: Financeiramente, deixar de atender qualquer solicitação representa abrir mão de toda a margem de contribuição daquela operação, reduzindo o lucro potencial.
- Penalidades: Procurando compensar sua insatisfação, os clientes podem impor medidas retaliatórias, tais como devoluções, retenção de pagamentos e renegociações. Estas penalidades podem ser acionadas unilateralmente ou estarem previstas em contratos.
- Multas: Como forma a assegurar um atendimento satisfatório, os contratos usualmente prevêem penalidades econômicas quando a falta do material ou pontualidade compromete seus próprios processos. No entanto, mesmo que as multas sejam acionadas, podem não cobrir os prejuízos e conseqüências provocadas pela falta. Por outro lado, também podem ser estabelecidos prêmios para um desempenho superior às expectativas, sensibilizando todos sobre a importância de um elevado padrão de atendimento.
- Custos: Todos estes riscos associados à falta de pontualidade ou disponibilidade, e as medidas preventivas e corretivas decorrentes oneram ainda mais o custo logístico total (CLT).
- Imagem: Comprometimento da satisfação e da confiança, por fim, terminam por deteriorar a imagem dos profissionais e das empresas envolvidas.
- Conflitos: Conforme piora o nível de serviço, os relacionamentos entre os envolvidos tende a se deteriorar com as reclamações, desentendimentos e acusações mútuas, podendo até provocar crises e rupturas;
- Perda do cliente: Quando os usuários percebem faltas, recorrentes ou até mesmo inéditas, que lhes incomodam, podem reconsiderar seus fornecedores e substituí-los rapidamente, se conveniente.
Para minimizar estas situações e aprimorar o atendimento é, portanto, fundamental administrar bem os estoques de materiais e os processos de reposição e dispensação. Este gerenciamento do nível de serviço (SLM) se inicia pelo diagnóstico da situação atual do atendimento prestado, de modo a reconhecer os problemas atuais e possibilitar a identificação das possíveis soluções. Para realizar este diagnóstico, podemos classificar as falhas no atendimento em categorias:
Tabela 1 - Classificação dos níveis de falha de atendimento
Nível | Denominação | Caracterização |
1 | Ruptura interna | O incômodo da falta de material ou atraso na entrega se restringem aos clientes internos da organização, e o impacto direto não alcança o cliente final. |
2 | Atraso inconseqüente | A demora no atendimento está dentro do limite de tolerância do cliente, e não representa incômodo relevante (incidente de atendimento). |
3 | Atraso antecipado | O cliente é previamente comunicado da não-conformidade, de forma que possa providenciar medidas corretivas ainda em tempo. |
4 | Atraso formal | O cliente percebe efeitos relevantes com a falta de pontualidade, e formaliza uma não-conformidade (acidente de atendimento) ou toma alguma providência retaliatória. |
5 | Entrega fracionada | Parte da solicitação é entregue, enquanto seu complemento é registrado como pendente de atendimento (back order). |
6 | Entrega parcial | Parte do pedido é entregue, e o complemento é cancelado. |
7 | Venda perdida | A entrega não é realizada e o processo de venda é abortado naquela ocasião. |
8 | Cliente perdido | A imagem do fornecedor fica comprometida ao ponto de inviabilizar a recorrência de vendas e atendimentos futuros. |
Sabemos que não podemos melhorar aquilo que não medimos. Portanto, para assegurar que os clientes estejam sendo atendidos de forma satisfatória e buscando aprimorar-se continuamente, o gestor da logística deve empregar indicadores de desempenho, que denominamos índices de atendimento. Dentre os diversos índices de atendimentos utilizados nas empresas destacamos cinco na tabela 2.
Tabela 2 - Indicadores de desempenho do atendimento
Cumprimento do programa | Número de ocorrências de entregas completas e pontuais em relação ao total de solicitações geradas pelo cliente antes dos períodos de programa firme. |
Nível de serviço(fill rate) | Determinado pela relação entre a quantidade da SKU solicitada pelo usuário e a quantidade daquela SKU efetivamente entregue dentro do prazo combinado (SLA). |
Vendas perdidas | Utilizado no varejo, indica a proporção de vendas ao cliente final, no ponto de venda (PDV), que deixaram de ser realizadas por falta de mercadoria. |
Pedido perfeito | Trata-se de um moderno indicador gerencial que indica a proporção de pedidos atendidos livres de qualquer vício ou não-conformidade logística, isto é, o produto conforme especificado, no preço acordado, em boas condições e corretamente identificado, entregue pontualmente, no local certo, na quantidade solicitada e acompanhado da documentação correta. |
Exposição à ruptura © | Outro indicador moderno, concebido na “Dinâmica dos estoques”, indica o risco de falta(stock-out) através do período de tempo em que o saldo esteve na zona crítica. |
Fonte: Livro “A Dinâmica dos Estoques”, Editora IMAM.
Especificando a qualidade esperada do atendimento
Principalmente quando o abastecimento de materiais é terceirizado, é preciso que as partes envolvidas negociem os termos e elaborem um contrato sobre o serviço prestado. Um dos fatores críticos neste processo é a formalização de especificações técnicas quanto à qualidade do serviço que será fornecido, sua abrangência, cobertura, prazo e fidelidade, com relação aos produtos contratados, que denominamos “acordo sobre o nível de serviço” ou Service Level Agreement (SLA).
O SLA é o acordo resultante da negociação entre as partes envolvidas sobre um serviço contratado, que especifica as exigências quanto ao atendimento aos clientes, em termos da disponibilidade, níveis de serviço esperados e tempo de resposta, e prevê penalidades quando estes requisitos deixam de ser cumpridos.
O SLA é, portanto, uma ferramenta para estabelecer responsabilidades na relação entre contratante e prestador de serviços, permitindo acompanhar o desempenho do serviço para assegurar que os níveis de serviço definidos sejam continuamente mantidos e aprimorados.
Desta forma, o SLA se apresenta como um anexo aos contratos de terceirização, sendo customizado para cada situação e necessidades. É preciso identificar o que a empresa realmente precisa e valoriza para caracterizar o SLA, isto é, compreender os requisitos dos usuários e detalhar no acordo as especificações do serviço que deverá ser prestado. Como recomendação, o SLA deve ser muito bem redigido, inclusive de forma didática, explicando detalhadamente os termos técnicos, pois em uma situação extrema o leitor mais importante será um leigo – o juiz - e a decisão mais justa decorrerá de um perfeito entendimento do assunto.
Tabela 3 - Especificações do SLA
“o que” |
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“por que” |
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“quanto” |
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“quando” |
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“onde” |
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“quem” |
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“como” |
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Gerenciamento do Nível de Serviço (SLM)
SLM significa Service Level Management, e é um conjunto de processos administrativos estruturados e aplicados para assegurar que os acordos sobre atendimento sejam prestados aos clientes de forma eficaz e eficiente. É preciso, portanto, implementar um sistema para coleta, triagem, documentação, planejamento e controle das expectativas dos usuários e daí estruturar os sistemas logísticos de forma que haja condições físicas e lógicas para assegurar estes padrões contratados.
Tabela 4 - Estratégias para SLM
Índices de atendimento diferenciados: Especificamos diferentes padrões de atendimento para categorias distintas de materiais e localizações estratégicas na malha logística, equacionando o trade-offentre centralização e postos avançados. |
Preços diferenciados: Oferecemos o SLM como um serviço que agrega valor ao contratante, através de uma tabela de preços diferenciados em função do padrão de atendimento desejado. |
Estoque mínimo designado: Empenhamos fisicamente o produto para assegurar o atendimento de pronta entrega. |
Dimensionamento do estoques: Baseando-nos nas estatísticas e padrões das demandas (sazonalidades, popularidade, etc...) estabelecemos parâmetros de gestão que balanceiam o trade-offentre o nível de serviço esperado e o capital de giro requerido. |
Reabastecimento dinâmico: Revisões contínuas nos parâmetros de gestão devem ser realizadas, de forma a sincronizar os estoques com as alterações nos perfis das demandas. |
Coberturas compartilhadas: Consolidamos as incertezas das diversas demanda, de forma a ratear os custos logísticos totais entre diversos clientes. |
Gerenciamento de riscos: Similar aos “planos de saúde”, criamos meios para identificar os riscos, quantificar os impactos e probabilidades e para desenvolver medidas de contingências. |
Redesenho dos processos: Realizamos o mapeamento do ciclo do atendimento atual, analisando, concebendo e implementando processos mais ágeis, confiáveis e eficientes. |
Softwares de SLM: Implementamos sistema de controle gerencial baseado nas modernas tecnologias de informação, sistematizando o acompanhamento dos índices de atendimento contratados. |
Lições aprendidas: Mantemos auditorias dos SLA, identificamos não-conformidades e as respectivas causas, providenciando medidas preventivas para aperfeiçoar continuamente o sistema logístico. |
Padrões de atendimento
É preciso reconhecer que nem todas as solicitações requerem o mesmo padrão de atendimento, em virtude das diferentes necessidades, perfis de demanda e de oferta, popularidades, criticidades, graus de espalhamento e custos de cada SKU. Desta forma, podemos oferecer valor aos clientes quando classificamos e operacionalizamos diferentes formatos de atendimento, que também podem ser combinados entre si:
Tabela 5 – Classificação dos padrões de atendimento
1 | Atendimento sob demanda |
2 | Atendimento imediato através de estoque consignado |
3 | Atendimento completo dentro do prazo combinado |
4 | Entrega programada (quantidades definidas por data) |
5 | Entrega planejada (quantidades ou cotas definidas por períodos) |
6 | Atendimento de emergência (saldo em situação crítica) |
7 | Atendimento de urgência (existe demanda efetiva) |
8 | Nível de serviço global |
9 | Nível de serviço especifico |
10 | Missão crítica |
Enfim, em termos de benefícios, procuramos demonstrar que o SLM pode ser utilizado como um fator competitivo para a venda, e uma importante ferramenta administrativa para o comprador também. Esta moderna abordagem, que se popularizou nas empresas de telecomunicação e provedores de internet, hoje conquista muito destaque nas empresas que já ampliaram o seu paradigma, do limitado critério da compra pelo menor preço, para o critério de seleção do fornecedor baseado no menor Custo Logístico Total, compatível com um atendimento adequado às suas necessidades especificas.
Na ótica do contratado, percebemos que o acompanhamento do nível de serviço nos possibilita alcançar um elevado padrão de atendimento, que pode ser comprovado perante o contratante, assegurando a continuidade da prestação do serviço e, talvez até trazendo prêmios, bônus, novos contratos e até mesmo novos clientes.
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