sábado, 28 de agosto de 2010

Qual a diferença entre SCM & LOGÍSTICA ?


Esta confusão é muito frequente, então vale a pena esclarecer: SCM, sigla de Supply Chain Management, ou Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, é uma abordagem holística mais abrangente do que o conceito de Logística. O termo evoluiu como resposta aos crescentes desafios desta especialidade no ambiente empresarial. Conheça as definições dos especialistas...

1) Supply Chain Management (SCM): A gestão da cadeia de suprimentos envolve o planejamento e o controle de todas as atividades envolvidas com o abastecimento e aquisição (compras), produção (manufatura) e todas as atividades de logística. Inclui a coordenação e colaboração com os parceiros dos canais, que podem ser fornecedores, intermediários, prestadores de serviços terceirizados e clientes. Em essência, a gestão da cadeia de suprimentos integra a oferta e a gestão da demanda dentro e entre empresas.

A gestão da cadeia de suprimentos é uma função de integração com a responsabilidade primária de conexão (sincronização) de funções de negócios e processos dentro e entre empresas em um modelo de negócio coerente e de alto desempenho. Inclui todas as atividades de gestão logística, bem como operações de fabricação, e impulsiona a coordenação dos processos e atividades com, e através de marketing, vendas, design de produto, finanças e tecnologia da informação.

2) Logística: Gestão logística é a parte do SCM que planeja, implementa e controla o fluxo (adiante e reverso) e a armazenagem de materiais, serviços e informações relacionadas, de forma eficiente e eficaz, entre o ponto de origem e o ponto de consumo para satisfazer as necessidades dos clientes.
Atividades de gestão logística geralmente incluem o gerenciamento de transportes inbound e outbound, gestão de frota, armazenagem, manuseio de materiais, atendimento de pedidos, design de rede (malha logística), gerenciamento de estoques, gestão da demanda e gestão de serviços de prestadores de serviços (3PL). Em graus variados, a função logística também inclui fornecedores e contratos, planejamento e programação da produção, empacotamento, atendimento ao cliente e instalação no campo. Envolve todos os níveis de planejamento e execução - estratégico, tático e operacional. A logística é uma função integradora, que coordena e otimiza todas as atividades logísticas, bem como integra suas atividades com outras funções, incluindo marketing, vendas, fabricação, tecnologia da informação e finanças.
Fonte destas definições: CSCMP (adaptado por www.DanielGasnier.com).

O SCM é, portanto, uma abordagem integral que envolve questões fundamentais relacionadas à cadeia de suprimentos, tais como estratégias funcionais, estrutura organizacional, tomada de decisão, administração de recursos, funções de apoio, sistemas e procedimentos operacionais. Inclui a coordenação e a colaboração de parceiros do canal a montante (acima) e a jusante (abaixo), que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços, distribuidores, atacadistas, varejistas e clientes.

Quais os principais desafios do SCM?

  1. Resposta ágil.
  2. Antecipar necessidades.
  3. Comunicação completa.
  4. Confiabilidade das informações.
  5. Sincronizar fluxos.
  6. Integrar recursos.
  7. Riscos e incertezas.
  8. Minimizar perdas.
  9. Conter custos.
  10. Tomada de decisões.
  11. Implementar mudanças.
  12. Liderar pessoas.

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